Aprofundar os conhecimentos dos participantes em gerenciamento de projetos, apresentando e detalhando as áreas de conhecimento propostas pelo PMI no PMBOK Guide, bem como através de outros padrões e metodologias de mercado.

Através da construção detalhada de um plano de projeto, os principais aspectos de um projeto bem sucedido são elucidados. Partindo dos conceitos básicos, os participantes entenderão a importância do planejamento, as principais ferramentas para orçamentar, planejar e avaliar riscos de projetos. Vamos também abordar o processo de aquisições, comunicações, recursos humanos e qualidade.

O curso aborda

Ao final do treinamento o aluno será capaz de:

  • Diferenciar projetos de processos;
  • Entender as principais características de um gerente de projetos de sucesso;
  • Decompor o escopo de um projeto através da Estrutura Analítica do Projeto (EAP);
  • Elaborar cronogramas viáveis e identificar o caminho crítico do projeto;
  • Identificar e qualificar os principais riscos (ameaças e oportunidades) do projeto;
  • Diferenciar padrões e requisitos de qualidade;
  • Identificar e solucionar problemas de alocação de recursos;
  • Elaborar relatórios efetivos para comunicar os principais pontos do projeto;
  • Identificar as principais fontes de mudança para a execução do controle do projeto;
  • Reduzir prazos através da Compactação e do Paralelismo.

Mais informações

Quer saber mais sobre o treinamento Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo Diferenciais Competitivos?

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Ficha técnica

Duração do treinamento [?]
16 horas
Número de participantes [?]
Mínimo de 20 alunos por turma
Público-alvo
Gerentes de projeto, membros da equipe do projeto, patrocinadores e demais partes interessadas no processo de gerenciamento de projetos.
Pré-requisitos
Nenhum
Idioma(s) [?]
Português, Inglês e Espanhol
Local
Fornecido pelo contratante. Atendimento mundial.
Realizado em turmas fechadas (In Company)? [?]
Sim
Realizado em turmas abertas? [?]
Não
Certificado e PDU [?]
Todos os participantes do treinamento receberão certificado de participação com 16 PDUs do PMI.
(Código PMI R.E.P: Macro001)

Metodologia de ensino Topo ↑

A Macrosolutions é responsável por desenvolver as dinâmicas mais premiadas do mercado para o ensino de projetos.

Neste curso serão usadas as seguintes dinâmicas:


Material didático

O material a ser recebido pelos alunos será constituído de slides, artigos e listas de exercícios, e também poderá conter seguintes produtos especiais de Ricardo Vargas:

Área exclusiva do aluno

Além do material impresso exclusivo, todos os participantes terão acesso à versão eletrônica do material, dos arquivos de exercícios e dos trabalhos em sala de aula.

O acesso é realizado através do site restrito disponibilizado e preparado pela Macrosolutions a cada curso ministrado. Essa iniciativa é pioneira no mercado educacional e também antecipa tendências relacionadas à gestão eletrônica de documentos.


Programa
Padrões
  • Programa básico do treinamento

    ‣ Abertura
    1. Definindo o gerenciamento de projetos +
    • Introdução
    • Definição de gerenciamento de projetos
    • Quando os projetos são necessários?
    • Características dos projetos
    • Definindo o sucesso dos projetos
    • Benefícios do gerenciamento de projetos
    • Principais causas de fracasso em projetos
    • Mitos do gerenciamento de projetos
    2. O ciclo de vida de um projeto +
    • Ciclo de vida de um projeto
    • Características do ciclo de vida
    • Custo das mudanças ou correções
    • Oportunidade construtiva x intervenção destrutiva
    • Capacidade de adequação
    • Incerteza do risco x quantidade arriscada
    • As fases do ciclo de vida do projeto
    • Integração entre performance, custo e tempo em projetos
    • Análise do custo x duração do projeto
    • Análise da performance x duração do projeto
    • Análise da performance x investimento
    • Análise da performance x escopo
    3. Principais áreas do gerenciamento de projetos +
    • Gerenciamento da integração
    • Gerenciamento de escopo
    • Gerenciamento de tempo
    • Gerenciamento de custos
    • Gerenciamento da qualidade
    • Gerenciamento de recursos humanos
    • Gerenciamento das comunicações
    • Gerenciamento de riscos
    • Gerenciamento das aquisições
    4. O gerente de projetos e suas interfaces +
    • Definições e habilidades do gerente de projetos
    • Selecionando o gerente de projetos
    • Principais erros cometidos na seleção do gerente de projetos
    • Administração de conflitos
    5. O modelo geral para o gerenciamento de projetos +
    • Justificativa do modelamento do fluxo de atividades do projeto
    • Fluxograma do projeto
    6. Fase de definição +
    • Problema ou oportunidade
    • Criar o termo de abertura
    • Identificar o gerente de projeto
    • Criar o livro geral do projeto
    • Definir o objetivo, a justificativa, o produto e as entregas
    • Arquivar informações no livro geral do projeto
    • Criar alternativas de condução do projeto para o escopo
    • Estimar performance, custo, tempo, riscos, conseqüências e cultura das alternativas
    • Arquivar alternativas com estimativas no livro geral do projeto
    • Selecionar o melhor conjunto de alternativas para o projeto
    • Descartar e arquivar para futuros projetos
    • Criar a declaração de escopo do projeto
    • Aprovar a declaração de escopo
    7. Fase de planejamento +
    • Definir e agrupar os pacotes de trabalho e as entregas do projeto (WBS)
    • Criar a lista de atividades para os elementos do wbs
    • Visão geral da criação de planos acessórios do projeto (áreas de conhecimento)
    • Determinar a duração das atividades do projeto
    • Identificar e selecionar os recursos humanos para o projeto
    • Alocar recursos humanos nas atividades
    • Inter-relacionar as atividades e definir precedências (rede PERT)
    • Fazer a conciliação dos recursos superalocados
    • Calcular o caminho crítico (CPM)
    • Desenvolver o cronograma do projeto
    • Calcular o custo das atividades e do projeto (abordagem estratégica somente)
    • Desenvolver o plano do projeto
    • Aprovação do plano do projeto
    • Arquivar o plano do projeto no livro geral do projeto
    8. Fase de execução e fase de controle +
    • Executar atividades auxiliares: suprimentos, comunicação, qualidade e escopo
    • Executar o controle geral das mudanças através do acompanhamento tradicional
    • Trabalhando com registro de alterações no projeto
    • Todos os trabalhos foram concluídos?
    • Fase de encerramento
    • Auditar e validar o resultado (auditoria de aderência)
    • Discutir as falhas cometidas do projeto para futuros projetos
    • Liquidar os contratos pendentes
    • Desmobilizar o time e a estrutura do projeto
    • Finalizar o livro do projeto e ter o projeto concluído
    ‣ Encerramento
  • Padrões e metodologias suportados

    Project Management Institute (PMI)
    PMBOK® Guide Sim
    PMI Practice Standard for Estimating Sim
    PMI Practice Standard for Earned Value Management
    PMI Practice Standard for Configuration Management
    PMI Practice Standard for Risk Management Sim
    PMI Practice Standard for Work Breakdown Structure Sim
    PMI Practice Standard for Scheduling Sim
    PMI Standard for Portfolio Management
    PMI Standard for Program Management
    PMI Project Manager Development Competency Framework Sim
    Organizational Project Management Maturity Model (OPM3)®
    UK Office of Government Commerce (OGC)
    PRINCE2 (Projects in Controlled Environments) Sim
    MSP (Managing Successful Programmes)
    M_O_R (Management of Risks)
    P3M3 (Portfolio, Programme, and Project Management Maturity Model)
    P3O (Portfolio, Programme and Project Offices)
    MoP (Management of Portfolios)
    MoV (Management of Value)
    Scrum Alliance
    Scrum Methodology Sim
    International Project Management Association (IPMA)
    ICB® IPMA Competence Baseline Sim