Alinhando os principais fatores motivacionais dos potenciais gerentes de projetos e membros de equipe com os mais modernos padrões de desenvolvimento de recursos humanos, a Macrosolutions é especializada na profissionalização da carreira de gerenciamento de projetos em sua organização.

Utilizando o PMI PathPro®, ferramenta gratuita disponibilizada pelo PMI com mais de 5000 usuários, a Macrosolutions é capaz de suportar sua organização no melhor desenho de modelo de carreira, alocação de funções, habilidades e competências desejadas. Tudo isso visando um único objetivo: melhores resultados.

Principais problemas abordados

  1. Baixa retenção de talentos
  2. Falta de profissionais qualificados para os novos projetos
  3. Alta rotatividade das equipes de projeto
  4. Quebras constantes de comunicação devido a troca de interlocutores
  5. Baixa confiabilidade nos relatórios de desempenho
  6. Gerentes de projeto informalmente capacitados e escolhidos

Escopo dos trabalhos

  • Consultoria na implementação do PMI PathPro®
  • Mapeamento das competências humanas, gerenciais e técnicas
  • Diagnóstico de conhecimento, competências, ferramentas e sistemas
  • Desenvolvimento do roteiro para aquisição de competências
  • Estudos de remuneração
  • Operação assistida

Ficha técnica

Duração estimada dos trabalhos da consultoria [?]
3 meses
Complexidade dos trabalhos [?]
Baixa à média
Equipe do cliente (mínima necessária) [?]
1 Gerente de Projetos e 1 Analista de Projetos
Alocação equipe cliente x Alocação equipe Macrosolutions [?]
25% Equipe cliente
75% Equipe Macrosolutions
Número estimado de visitas do projeto [?]
3 visitas
Nível de maturidade (mínimo requerido) [?]
Baixo a médio
Nível de abrangência Organizacional [?]
Corporativo: ★★★★★
Departamental: ★★★★★
Projeto: ★★★
Idioma(s) [?]
Português, Inglês, Espanhol

Mais informações

Quer saber mais sobre a consultoria Elaboração do Plano de Carreiras em Gerenciamento de Projetos?

Entre em contato


Padrões
Áreas
  • Padrões e metodologias suportados

    Project Management Institute (PMI)
    PMBOK® Guide
    PMI Practice Standard for Estimating
    PMI Practice Standard for Earned Value Management
    PMI Practice Standard for Configuration Management
    PMI Practice Standard for Risk Management
    PMI Practice Standard for Work Breakdown Structure
    PMI Practice Standard for Scheduling
    PMI Standard for Portfolio Management
    PMI Standard for Program Management
    PMI Project Manager Development Competency Framework Sim
    Organizational Project Management Maturity Model (OPM3)® Sim
    UK Office of Government Commerce (OGC)
    PRINCE2 (Projects in Controlled Environments)
    MSP (Managing Successful Programmes)
    M_O_R (Management of Risks)
    P3M3 (Portfolio, Programme, and Project Management Maturity Model) Sim
    P3O (Portfolio, Programme and Project Offices)
    MoP (Management of Portfolios)
    MoV (Management of Value)
    Scrum Alliance
    Scrum Methodology Sim
    International Project Management Association (IPMA)
    ICB® IPMA Competence Baseline Sim
  • Áreas: abrangência da abordagem

    Área Abrangência Descrição
    Integração ★★★★★ Inclui os processos necessários para assegurar que os vários elementos do projeto sejam adequadamente coordenados.
    Escopo Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente o trabalho necessário, para completar o projeto com sucesso.
    Tempo Inclui os processos necessários para assegurar a conclusão em tempo hábil do projeto.
    Custo Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto seja completado dentro do orçamento aprovado.
    Qualidade Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto irá satisfazer as necessidades para as quais ele foi empreendido.
    Recursos Humanos ★★★★★ Inclui os processos necessários para tornar mais efetivo o uso das pessoas envolvidas com o projeto.
    Comunicações ★★★★★ Inclui os processos necessários para garantir a geração oportuna e adequada, coleta, disseminação, armazenamento e disposição final das informações do projeto.
    Risco Processo sistemático de identificar, analisar e responder aos riscos do projeto. Ele inclui maximizar a probabilidade e conseqüências de eventos positivos e minimizar a probabilidade e conseqüências de eventos adversos aos objetivos do projeto.
    Aquisições Inclui os processos requeridos para adquirir bens e serviços de fora da organização executora para atingir o escopo do projeto.
    SSMA Envolve os processos relacionados aos trabalhos de segurança, saúde e meio ambiente, incluindo regulamentações específicas.
    Planejamento Estratégico ★★★★ Envolve os processos que relacionam os projetos com a estratégia corporativa através dos indicadores dos objetivos do Balanced Scorecard.

Informações complementares Topo ↑

Para que o gerenciamento de projetos seja eficaz, é necessário o domínio de competências técnicas, gerenciais e humanas, sendo estas últimas não comumente explicitadas nas descrições das carreiras. A razão disso está no fato da profissão de gerenciamento de projetos não possuir, na maioria das vezes, um reconhecimento oficial no mundo corporativo. Ainda pior, a maioria das organizações não conhece as diferentes competências que são necessárias para executar projetos com sucesso.

Outro fato conhecido é que as organizações, que provêem uma carreira definida aos seus profissionais, possuem mais e melhores chances de desenvolver e reter os seus talentos.

Depois de conduzir uma extensa pesquisa envolvendo mais de 5.000 profissionais de gerenciamento de projetos, programas e portfólio, o PMI® utilizou os resultados para criar os perfis de competência em projetos para auxiliar as organizações a definir melhor as carreiras dos seus profissionais de projetos.

"Organizations that offer project managers a defined career ladder are often more successful at retaining their project management talent." - Project Management Institute

O PMI Career Framework é disponibilizado sem custo para as organizações e tem o conjunto das descrições das diferentes funções na área de projetos, bem como identifica as competências encontradas nos profissionais de sucesso, categorizadas por cada nível de especialidade.

Isto assegura o desenvolvimento adequado das competências necessárias para executar com sucesso os projetos, adequando os perfis necessários a um roteiro de desenvolvimento de competências para os profissionais de projetos da organização.